Abrindo uma empresa em SP

Preciso abrir uma empresa, já me disseram que preciso me cadastrar na Junta Comercial, na Receita Federal e na Prefeitura de São Paulo.
O processo tem que ser nessa ordem mesmo, pois na Jucesp (Junta Comercial de São Paulo) eles vão fornecer o NIRE (Número de Inscrição no Registro de Empresas). Com o NIRE, posso dar entrada na Receita para obter o CNPJ, que depois será utilizado para entrada na Prefeitura.
Então vamos ao Passo 1 – Preencher a ficha na Jucesp
No site http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/ há um link para o Cadastro Web, você cria um usuário para em seguida preencher as fichas.
OBS: utilizar o Internet Explorer, percebi que no Firefox as validações não funcionam.
Escolhi o tipo Empresário pois sou apenas eu, se tiver sócio seria Sociedade Limitada. Vamos fazer uma Constituição (abrir a empresa).
Preencher a ficha é simples, atenção apenas para o nome da empresa, que no caso de Empresário precisa ter o nome completo e se quiser acrescentar um aditivo, mas não pode suprir nenhum nome, pode abreviar se quiser.
Outro ponto de atenção é para a Descrição do Objeto, que não pode ter termos genéricos, como “uso geral” ou “etc”. Se você desenvolve sistemas, coloque “sistemas de informática”, se faz projetos de infraestrutura, defina se é de TI, rodovias ou outra coisa.
Depois de gravar o processo poderá imprimí-lo, as datas solicitadas no momento de imprimir são as datas do dia mesmo, que serão incluídas no campo de assinatura.
Prestar atenção nas quantidades a imprimir, e se for o primeiro preenchimento a quantidade de exigências será 0 (zero). Não esquecer dos documentos obrigatórios, para empresário além do que imprime no site, cópia autenticada de documento de identidade.
Pode levar os documentos diretamente na Jucesp na Barra Funda ou no Poupatempo Sé. Se quiser pagar a taxa de escritório de 50 reais, pode levar em qualquer escritório regional da Jucesp.
Passo 2 – Receita Federal
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/ColetaWeb.htm
Atenção ao preencher a data do evento, embora não esteja claro, essa data precisa ser a mesma que a Jucesp carimbou no seu protocolo.
Esperar análise, normalmente sai no mesmo dia. Consultar o processo:
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp
Imprimir e levar ao posto da RF. O prazo padrão que levaram para meus processos foi de +/- 20 dias.
Agora que temos o CNPJ, podemos abrir a conta no banco.
Segue uma pesquisa de preço que fiz em 23/02/2012 pegando a menor tarifa de cada banco:

Banrisul 26,00
BB 5,00
Bradesco 23,90
Caixa 20,30
HSBC 33,00
Itaú 18,50 (Ambiental 1)
Safra 26,00
Santander 23,00

Passo 3 – Prefeitura
Aqui em São Paulo precisa fazer o cadastro no CCM, o contador fez isso pra mim, depois precisa cadastrar a SenhaWeb, para ter acesso ao http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/
As empresas que não se enquadram no Simples precisam do certificado digital para emitir nota fiscal eletrônica de serviços, comprei da Certisign um feito pra pequena empresa que tem desconto e vem com token: http://www.certisign.com.br/hotsite/conectividadesocial/micro-pessoa-juridica.html
Passo 4 – Impostos
Alguns dias depois do cadastro na prefeitura recebi um carnê para pagar a TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos de R$ 108,66.
Para o ISS que também vai pra prefeitura geramos a guia no mesmo site que geramos as notas, minha alíquota ficou em 5%.
Agora os tributos federais, pagos via DARF:
– IRPJ – Imposto de Renda – Trimestral
DARF 2089 (IRPJ – LUCRO PRESUMIDO)
15% X 32% = 4,8% do Faturamento
– Contribuição Social (CSLL)
DARF 2372 (CSLL – PJ QUE APURAM  O IRPJ COM BASE EM LUCRO PRESUMIDO OU ARBITRADO)
9% X 32% = 2,88% do Faturamento
– PIS
DARF 8109 (PIS – FATURAMENTO)
0,65% do Faturamento
– COFINS
DARF 2172 (COFINS – CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO SEGURIDADE SOCIAL)
3% do Faturamento
Dá pra entender porque é mais fácil quando se enquadra no simples. É incrível como é complicado achar esses códigos de DARF, talvez seja pra isso que precisamos do contador. Consegui encontrar dois documentos que ajudaram a confirmar as informações que achei espalhadas:
http://www.fecomercio-al.com.br/legba/site/arquivos/download.asp?a=ENCARGOS%20SOCIAIS.doc&vCod=11&vLog=False
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/2C74E936E102CBE403256D520059BAE2/$File/149_1_arquivo_encargosmpes.doc
Sistema da Receita Federal para gerar DARF:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/SicalcWeb/default.asp?TipTributo=2&FormaPagto=1

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